Mais de 40 mil denúncias até agora foram enviadas ao aplicativo pardal nas Eleições 2022
Desde que foi iniciada a utilização do aplicativo Pardal, em 16 de agosto, mais de 40 mil casos já foram denunciados por todo o país.
O aplicativo "Pardal" da Justiça Eleitoral recebeu 40.275 denúncias sobre as eleições gerais de 2022, desde que foi relançado em 16 de agosto deste ano.
Na maioria dos casos, as denúncias envolvem propaganda eleitoral irregular, mas também há acusações de compras de votos, uso da máquina pública e crimes eleitorais, desde que devidamente acompanhada de provas, como fotos, áudios e vídeos, de forma anônima ou não.
Conforme pesquisa do TSE, a maioria das denúncias envolve candidaturas de Deputados Federais, sendo que a Região Sudeste lidera no recebimento das acusações. O responsável pela apuração das denúncias é o Ministério Público Eleitoral, que posteriormente envia os processos para o TRE ou TSE.
O aplicativo é gratuito para download em dispositivos móveis e também há a opção de preenchimento de formulário através do seguinte link: https://pardal.tse.jus.br/pardal-web/.