Site da justiça eleitoral verifica informações e alerta para fake news
A página desenvolvida pelo TSE atesta a autenticidade do conteúdo e incentiva os usuários a consultar informações
Para combater a desinformação e levar os eleitores às urnas em 30 de outubro com informações seguras, a Justiça Eleitoral disponibilizou o serviço de verificação chamado Fato ou Boato, com relatórios concisos sobre os principais temas em discussão nas redes sociais, nos meios de comunicação e aplicativos de mensagens.
O site certifica a autenticidade do conteúdo por meio da divulgação de notícias verificadas, depoimentos e produtos educacionais, e incentiva os usuários a se informarem sobre a autenticidade das notícias.
Se você receber alguma notícia falsa, fora de contexto ou fraudada sobre o processo eleitoral no Brasil, pode denunciá-la por meio do sistema de alerta de desinformação específico da eleição. Por meio da ferramenta, os eleitores também podem denunciar números de telefone suspeitos de desencadear mensagens em massa.
As reclamações serão encaminhadas às plataformas digitais parceiras do TSE, que são responsáveis ??por verificar se o conteúdo viola a lei ou os termos de uso correspondentes. As denúncias recebidas ainda podem ser encaminhadas ao Ministério Público Eleitoral e demais autoridades para as providências legais cabíveis.